preloader

FROTA

img-title-categories

Em 2004 a amDOURO começou a operar com uma embarcação que fez construir de raiz, tipo barco “rabelo”, na Socrenaval, em Vila Nova de Gaia. A construção da embarcação obedeceu a requisitos apertados, no respeito do traçado e das características originais dos barcos “rabelo”, isto com pequenas alterações, para permitir o transporte de passageiros, bem como cumprir com todas as normas de segurança vigentes no sector. Além disso, manter este tipo de embarcação é uma das formas de contribuir para a preservação daquilo que nos identifica e nos enriquece enquanto povo.

RABELO DO DOURO

O barco rabelo é uma embarcação portuguesa, típica do Rio Douro que tradicionalmente transportava as pipas de Vinho do Porto do Alto Douro, onde as vinhas se localizam, até Vila Nova de Gaia - Porto, onde o vinho era armazenado e, posteriormente, comercializado e enviado para outros países. Sendo um barco de rio de montanha, o rabelo não tem quilha e é de fundo chato. A sua construção em tábuas sobrepostas, tábua trincada, é nórdica, em comparação com a do Mediterrâneo. Construidos com semelhanças aos barcos rabelo tradicionais mas vocacionados para o transporte de passageiros, existem diversos barcos turísticos no Douro com construção tipo Rabelo. São barcos em madeira, com aspeto tradicional mas que reúnem todas as condições de segurança modernas.

• Ano de Construção: 2004
Lotação: 65 passageiros
Dimensões: 22 metros

DOURO VINTAGE

Construidos com semelhanças aos barcos rabelo tradicionais mas vocacionados para o transporte de passageiros, existem diversos barcos turísticos no Douro com construção tipo Rabelo. São barcos em madeira, com aspeto tradicional mas que reúnem todas as condições de segurança modernas.

• Ano de Construção: 2014
Lotação: 114 passageiros
Dimensões: 28 metros

DOURO TAWNY

Até meados do séc. XX transportaram as pipas de Vinho do Porto, desde as vinhas do Alto Douro até Vila Nova de Gaia. De fundo chato, ideal para sulcar a correnteza, apresentam uma silhueta inconfundível, de onde se destaca a vela quadrangular. Actualmente, embora estejam reformados da sua actividade primordial, mantêm-se insubstituíveis. Proporcionam passeios inesquecíveis e as suas velas continuam a marcar a paisagem.

• Ano de Construção: 2014
Lotação: 37 passageiros
Dimensões: 17 metros

MoLICEIRO

Moliceiro é o nome dado aos barcos que circulam na Ria de Aveiro.Estas embarcações eram utilizadas, originalmente, para a apanha do moliço (planta aquática).A área geográfica da sua actuação abrange toda a superfície da Ria desde Ovar a Mira, variando as suas dimensões conforme as zonas onde navega. O barco moliceiro trabalha sempre de dia, e só excepcionalmente de noite, quando vai recolher a vegetação nos cabeços descobertos pela baixa-maré. De entre os barcos típicos da região, o moliceiro é considerado o mais elegante; apesar da decoração colorida e humorística, é um barco de trabalho para a apanha do moliço, o qual era a principal fonte de adubagem nas terras agrícolas de Aveiro. São barcos de borda baixa para facilitar o carregamento do moliço. Os moliceiros têm uma proa e uma ré muito elegantes que normalmente estão decorados com pinturas que ridicularizam situações do dia a dia. O comprimento total é cerca de 15 metros, a largura de boca 2,50 metros. Actualmente é mais usado para fins turísticos.

XÁVEGA

Este tipo de embarcação tradicional, em madeira, encontra-se fortemente ligada às praias e ao mar desta região. A história da Arte Xávega confunde-se com a história do povoamento das areias litorais portuguesas do Atlântico. Nunca, até hoje, esta embarcação foi adaptada e utilizada na actividade marítimo-turística, como no projecto original que pretendemos desenvolver. Será mantida a coerência do traçado e da concepção, com a presença dos pormenores ricos dos motivos das pinturas dos cascos.

• Barco 22m – Cruzeiros na Ria:
Comprimento de fora a fora 22,00 m
Boca 5,40 m
Pontal 1,90 m

Embarcação destinada a cruzeiros nos cursos navegáveis da Ria, abrangendo os concelhos de Aveiro, Murtosa e Ovar, com programa pré-definidos e flexibilização de outros, numa óptica do Homem e a Natureza. Conta com um deck exterior, à proa; Tem uma cabine/salão panorâmico, equipado com conjunto de mesas e cadeiras, permitindo o serviço de restauração. Possui cozinha devidamente equipada; casas de banho e bar.

Encontra-se dotada de Equipamento de som e de imagem, associados a um sistema de áudio guia electrónico com activação por GPS, em diversos idiomas.